NU (Naked Universe)

IMG_7279 (1)

Criado em 2014 em São Paulo, o duo eletrônico pop experimental, NU (Naked Universe) congrega sons, ruídos, beats, melodias barrocas e elementos ritualísticos, além do jazz e da nova música brasileira, numa busca sonora atenta às questões urgentes do planeta e as lutas cotidianas, convocando forças, danças e consciências.

Formado pela cantora, compositora e musicóloga brasiliense, Ligiana Costa e pelo compositor e produtor musical paulistano, Edson Secco, o NU lançou seu primeiro álbum homônimo 2015, chamando a atenção da mídia especializada no Brasil e no exterior. Além de passagens por importantes festivais no Brasil, como Cena Contemporânea de Brasília, Contato em São Carlos (SP), Universo Paralelo na Bahia e Exploratório (Sesc Pinheiros, SP) o NU se apresentou nas icônicas salas de Nova Iorque, Nublu e Meridian 23 e fez uma turnê por 15 salas e festivais na Europa.

NU é também o sutil equilíbrio entre dois artífices musicais com carreiras consolidadas em diferentes campos artísticos. O multipremiado Edson Secco é um dos compositores de trilhas sonoras e sound designer de cinema mais requisitados do país e já trabalhou com diretores como Walter Salles, Gerald Thomas, Petra Costa e Eryk Rocha. A pós-doutora e pesquisadora em ópera premiada internacionalmente Ligiana Costa é cantora de formação barroca com dois discos solo lançados e shows ao lado de nomes como Gilberto Gil, Letieres Leite, Naná Vasconcelos e Karina Buhr.

Em seu recém lançado segundo álbum, ATLÂNTICA (maio 2019) o duo foi buscar inspiração na natureza. Em sete dias de isolamento na Mata Atlântica, Ligiana e Edson impuseram a si mesmos a criação de uma música por dia: “Cada novo dia como o primeiro, e cada nova canção como o nascimento de um novo mundo”. Duas das sete faixas do álbum trazem participações muito especiais: “Kyrie” com a cantora e compositora paulistana Luiza Lian e o beatmaker carioca Nansy Silvvs (conhecido pela colaboração com Baco Exu do Blues) e “Cancion de Amor” com vocais do cantor, performer e produtor mineiro, São Yantó. O disco tem mixagem de Iuri Rio Branco e CESRV e foi masterizado pelo renomado produtor brasileiro radicado nos Estados Unidos, Felipe Tichauer, vencedor do Grammy Latino com o álbum “Mi reflejo” de Christina Aguilera.

Ao vivo, NU é responsável por um impactante espetáculo multisensorial que recebe projeções de vídeo e contornos visuais do renomado artista VJ Micra aka Caio Fazolin, reforçando a vocação cinematográfica, performática e contemporânea da posta em cena. Para a turnê de ATLÂNTICA o duo investe na interação entre vídeo, cenografia, luz, figurino e performance, com uma forte presença tecnológica que funciona como um cristalizador do som: a frequência sonora e a poesia tomam forma; cenário e vídeo se fundem em uma experiência imersiva que reforça a poética e o ativismo espiritual do Naked Universe.